Está a chegar o Melting Gastronomy Summit
Esta viagem gastronómica pelo mundo começa no Porto.
A 14, 15 e 16 de Novembro, chefs, produtores, nutricionistas, artistas, jornalistas, escritores, académicos e empreendedores de todo o mundo participam no primeiro grande encontro internacional de Gastronomia em Portugal.
Durante 3 dias, a Invicta vai ser palco de conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de negócios e de novas ideias com alguns dos nomes mais relevantes do setor a nível mundial.
Esta “viagem gastronómica pelo mundo”, lançada a bordo do Sensacionismo de Fernando Pessoa, procura refratar a Gastronomia num estado de “melting”, que faz o percurso natural entre Sensações, Sugestões, Consciência e Construção. Estes princípios dão tema aos 4 grandes painéis do evento, moderados por Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Dias Felner, Nuno Queiroz Ribeiro e José Diogo Albuquerque, respetivamente.
A marcar presença, vão estar grandes referências como o chef Matthew Kenney, nome maior da cozinha plant-based, o guru mundial do pão artesanal Chad Robertson (dono da Tartine Bakery em São Francisco), o chef taiwanês Andre Chiang (ex-chef de cozinha do Le Jardin des Sens com três estrelas Michelin), o crítico do The Guardian Jay Rayner, o sommelier do famoso NOMA Mads Kleppe, o presidente do Slow Food Internacional Carlo Petrini e Rafael Ansón, Presidente da Academia Internacional de Gastronomia. A estes nomes, juntam-se ainda Anna Elisa de Castro, Lucy Legan, Noélia Jerónimo, Miguel Rocha Vieira e outras grandes figuras da gastronomia a nível nacional e internacional.
Para além dos momentos de conversa e debate, estão previstos vários espaços dedicados à mesa portuguesa, provas de vinhos e showcookings. Arte, Sustentabilidade, Nutrição e Empreendedorismo são outros dos conceitos centrais do Melting, materializados em
intervenções artísticas com excedentes, com a participação de Ricardo Nicolau de Almeida.
Espaços para a partilha de livros e histórias, no festival de filmes gastronómicos Melting Movies e, ainda, um pitch para a apresentação de projetos inovadores. O recheado programa culmina com um grande jantar “Melting Dinner”, o expoente máximo do evento,
desenhado por grandes Chefs nacionais e internacionais.
“Com o Melting, a AGAVI quer aproveitar este momento único que Portugal está a viver, dar voz e ouvidos à nossa Gastronomia e tornar o país numa referência para os debates mundiais em torno da alimentação”, explicou António de Souza-Cardoso, Presidente do Conselho de Direção da AGAVI. “Acreditamos que é através da partilha de experiências e projetos que podemos analisar o presente e preparar o futuro. Afinal de contas, e como disse Fernando Pessoa, ‘a única realidade da vida é a sensação’ e ‘a evolução parte da manifestação da sugestão’”.
O Melting Gastronomy Summit é a grande aposta de 2019 da AGAVI, a associação que pretende dar um novo impulso ao empreendedorismo agro-alimentar português, e que já tem preparado um vasto leque de outras iniciativas, a levar a cabo até 2022.